ESTABILIDADE NA ADVOCACIA PÚBLICA PARA A CONFORMAÇÃO DE VALORES PÚBLICOS E CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS EM PROCESSOS ESTRUTURANTES

Autores

  • Bruno Roberto de Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Advocacia Pública, Estabilidade, Processos Estruturantes, Reforma Administrativa

Resumo

A Advocacia Pública é uma função essencial à Justiça que presenta o Estado e auxilia os governantes na consultoria jurídica e extrajurídica de como realizar políticas públicas de acordo com o Estado Constitucional Democrático de Direito. Na atuação judicial os procuradores estatais atuam nos processos estruturantes promovendo o diálogo entre o Executivo, Legislativo, Judiciário e os demais atores processuais conflitantes. Para que o desempenho destes advogados públicos seja conforme os valores Constitucionais, deve esta classe atuar com certa autonomia profissional conferida pela garantia institucional da estabilidade. Por meio desta salvaguarda é possível minimizar as formas de interferências de pressões políticas e econômicas diversas do interesse público para o ajustamento de princípios magnos. Os processos estruturantes são espécies de demanda judicial que tentam reorganizar as instituições públicas e privadas para a devida conformação de valores públicos. Para que estes ocorram com a maior eficiência possível é imprescindível uma atitude cooperativa dos sujeitos processuais para a realização da reforma estrutural. Destarte, os procuradores públicos são essenciais para o êxito de uma reforma estrutural, pois servem como grandes interlocutores interinstitucionais nas demandas estruturantes. A Proposta de Emenda à Constituição n.º 32 de 2020 que tem como um de seus objetivos o fim da estabilidade no serviço público para diversas categorias de servidores públicos, dentre elas a Advocacia Pública, resultará em prejuízos à autonomia laboral dos representantes estatais e poderá prejudicar o êxito dos processos estruturantes. O estudo é essencialmente bibliográfico, dialético, sistêmico,

hermenêutico e descritivo, de índole qualitativa, mediante avaliação doutrinária, histórica documental, e comparativa utilizando método dedutivo. Conclui-se que a estabilidade demonstra-se como garantia essencial para o exercício laboral dos procuradores estatais na composição de valores públicos e concretização de direitos fundamentais nos processos estruturantes, motivo pelo qual não pode ser vilipendiada por uma eventual reforma à Constituição Federal.

Referências

ABRÃO, Ana Carla; FRAGA NETO, Armínio; SUNDFELD, Carlos Ari. Avaliar desempenhos é reformar o Brasil. Economia. Estadão. Publicado em 13 out. 2019. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,avaliar-desempenhos-e-reformar-o-brasil,70003047723>. Acesso em: 12 nov. 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda à Constituição n.º 32, de 2020. Altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2262083>. Acesso em: 12 abr. 2021.

CASTRO, Aldemário Araújo. A Advocacia Pública como Instrumento do Estado Brasileiro no Controle da Juridicidade dos Atos da Administração Pública. Revista da AGU – Advocacia Geral da União. Ano VII, número 15. Brasília, março de 2008.

CUNHA Leonardo Carneiro da. A Fazenda Pública em Juízo. 17 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Os efeitos da reforma administrativa para a sociedade brasileira Os efeitos da reforma administrativa para a sociedade brasileira. São Paulo, 6 abr. 2021. DIEESE. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/notatecnica/2021/notaTec254ReformaAdm.html>. Acesso em 01 out. 2021.

DIDIER JR., Fredie; ZANETI JR., Hermes; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de. Elementos para uma Teoria do Processo Estrutural Aplicada ao Processo Civil Brasileiro. In: Processos Estruturais. Sérgio Cruz Arenhart e Marco Félix Jobim (org). 2 ed. Salvador: Juspodivm, 2021.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. A Advocacia Pública como Função Essencial à Justiça. CONJUR. Publicado em 18 ago 2016. Disponível em: <https://anafenacional.org.br/wp-content/uploads/2018/03/ConJur-A-Advocacia-P%C3%BAblica-como-fun%C3%A7%C3%A3o-essencial-%C3%A0-Justi%C3%A7a.pdf>. Acesso em 08 jul 2021.

FISS, Owen. Two Models of Adjudication. Law Yale. Disponível em: <https://www.law.yale.edu/sites/default/files/documents/faculty/papers/twomodels.pdf>. Acesso em 08 jul 2021.

GALDINO, Matheus Souza. Breves Reflexões sobre as Consequências de uma compreensão Teleológica dos Fatos para a Teoria do Processo Estrutural. In: Processos Estruturais. Sérgio Cruz Arenhart e Marco Félix Jobim (org). 2 ed. Salvador: Juspodivm, 2021.

LOPEZ, Félix; SILVA, Thiago. O carrossel burocrático nos cargos de confiança: análise de sobrevivência dos cargos de direção e assessoramento superior do executivo federal brasileiro: 1999- 2017. Rio de Janeiro: Ipea, 2020. (Texto para Discussão, 2597).

NOGUEIRA, Pedro Henrique. Negócios jurídicos processuais. Salvador: JusPodivm, 2016.

SOUTO, João Carlos. A União Federal em Juízo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

TEIXEIRA, José Roberto Fernandes. In: ARAÚJO, José Henrique Mouta; CUNHA, Leonardo Carneiro da (coords.). Advocacia pública: Salvador: JusPodivm, 2015.

TEMER, Sofia Orberg. Participação no Processo Judicial: arranjos subjetivos e modalidades de atuação. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos