O governo representativo e o direito das minorias:

a perspectiva contramajoritária da jurisdição constitucional

Autores

  • Tiago Neu Jardim Procuradoria-Geral do Município de Horizontina/RS

Palavras-chave:

Governo, democracia, jurisdição constitucional, interesses, direitos.

Resumo

A ideia de um governo representativo capaz, por si só, de atender aos anseios de uma vontade coletiva e irrestrita vem sendo defendida como verdadeiro corolário da democracia. A concepção liberalista de que a política tenha a capacidade de contemplar e albergar interesses cada vez mais dissonantes é sedutora, principalmente quando defendidas como ideal de justiça. Entretanto, a sociedade contemporânea tem se mostrado hábil e bastante fértil na arte de reproduzir grupos restritos, distintos e pouco coesos. A defesa dos interesses de parcelas da população incapazes de se articular em torno de uma proposta comum, por vezes impede de elevar a sua vontade à categoria de lei ou mesmo de incluí-la na pauta das reivindicações dos governantes. Nesse sentido, a perspectiva democrática faz parecer que a maioria é legitimada por um grupo homogêneo, cujos interesses são uníssonos e consensuais. A verdade é que o sufrágio, levado a efeito através de um simples cálculo aritmético cuja maioria objetiva de votos concede ao vencedor o direito de governar, não contempla de igual forma a vontade do eleitorado de modo a fazê-lo sentir-se representado. Aliado a isso, acrescente o aumento da desconfiança, a quebra de expectativas e as incertezas tem-se como resultado inevitável o enfraquecimento da legitimidade da política e, principalmente, da validade do direito resultante dessa equação. A partir daí, torna-se necessário questionar em que medida a perspectiva contramajoritária da Jurisdição Constitucional tem o poder de ampliar os sentidos da democracia, substituindo interesses por direitos constitucionalmente consagrados.

Referências

ADPF 54/DF, rel. Min. Marco Aurélio, 11 e 12.4.2012. (ADPF-54) in Informativo nº 661 do Supremo Tribunal Federal.

ATIENZA, Manuel. As razões do direito. Trad. Maria Cristina Guimarães Cupertino. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

GÜNTHER, Klaus. Teoria da Argumentação no Direito e na Moral – Justificação e Aplicação. Tradução de Cláudio Molz. Rio de Janeiro: Forense, 2011. 2ªed.

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 2013.

________. Teoria do Agir Comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

________. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

________. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2014. 1ªed.

________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Temo Brasileiro, 2003. Vol. I. 2ªed.

HÖFFE, Otfried. Justiça política. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005. 3ªed.

LUHMANN, Niklas. El Derecho de La Sociedad. México: Universidade Iberoamericana, 2002.

MÜLLER, Friedrich. Teoria Estruturante do Direito. 2. ed. São Paulo: Revista do Tribunais, 2009.

MÜLLER, Friedrich. O Novo Paradigma do Direito – Introdução à teoria e metódica estruturantes do direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

NEVES, António Castanheira. Metodologia Jurídica – Problemas Fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 1993.

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 93701/MG - MINAS GERAIS. Relator(a): Min. OSCAR CORREA. Julgamento: 24/09/1985 Órgão Julgador: Primeira Turma Publicação. DJ 11-10-1985

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 590880/CE, rel. Min. Ellen Gracie, 24.3.2010. (RE-590880) in Informativo nº 580. Supremo Tribunal Federal.

VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Trad. Tercio Sampaio Ferraz Jr. Brasília: UnB, 1979.

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos