O DILEMA DO CONTROLE SOBRE OS CONTROLADORES

Autores

  • João Villaverde FGV-SP
  • Marco Antônio Carvalho Teixeira PUC-SP

Resumo

O artigo busca analisar a estrutura organizacional dos tribunais de contas brasileiros a partir da separação em três anéis (cúpula diretiva, auditores e procuradores do Ministério Público de Contas). Vícios de formação fi cam fl agrantes na presente crise fi scal do setor público brasileiro e com a prisão e a investigação de conselheiros dos tribunais de contas. O recente julgamento das “pedaladas fi scais”, em âmbito nacional, é usado como exemplo de análise para a atuação dos três anéis, com comparação internacional e destaque para um problema ainda não discutido, da falta de “controle sobre o controlador”.

Biografia do Autor

João Villaverde, FGV-SP

Jornalista pela PUC-SP e mestrando em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Foi pesquisador visitante da School of International and Public Aff airs (SIPA) da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA).

Marco Antônio Carvalho Teixeira, PUC-SP

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor do departamento Programa de Pós Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGV-SP).

Referências

ABBOUD, Georges. Processo Constitucional Brasileiro. Revista dos Tribunais, São Paulo: 2016.

ARANTES, Rogério; LOUREIRO, Maria Rita; COUTO, Cláudio; TEIXEIRA, Marco Antônio Carvalho, “Controles democráticos sobre a administração pública no Brasil: Legislativo, tribunais de contas, Judiciário e Ministério Público”, em Burocracia e Política no Brasil, FGV Editora: 2010.

ASSONI FILHO, Sérgio. Transparência fiscal e democracia. Nuria Fabris Editora, Porto Alegre: 2009.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 12ª reimpressão.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova Revista de Cultura e Política, n.45, São Paulo: 1998.

CAMPELO, Valmir et al. O Tribunal de Contas no ordenamento jurídico brasileiro, em O novo Tribunal de Contas: órgão protetor dos direitos fundamentais. Belo Horizonte: Fórum, 2003

ESTEVAM MARTINS, Carlos. Governabilidade e controles. Revista de Administração Pública, v.23, n.1, Rio de Janeiro: 1989.

FARAH, Marta Ferreira dos Santos. Parceiras, novos arranjos institucionais e políticas públicas no nível local de governo. Revista de Administração Pública, v.35, n.1, Rio de Janeiro: 2001.

MACEIRA, Leonardo dos Santos. Auditor constitucional dos tribunais de contas: natureza e atribuições. Revista do TCU, n.116, set-dez 2009, Brasília

MACIEL, Pedro Jucá. “O processo recente de deterioração das finanças públicas estaduais e as medidas estruturais necessárias”, em Finanças Públicas, Editora Record, Rio de Janeiro: 2016.

MEDAUAR, Odete. Controle da Administração Pública. Revista dos Tribunais, São Paulo: 1993

MCCUBBINS, Matthew e SCHWARTZ, Thomas, “Congressional Oversight Overlooked: Police Patrols versus Fire Alarms”, American Journal of Politica Science 28: 1984.

MONTESQUIEU. O espírito das leis. Editora Martins Fontes, São Paulo: 2000.

PRZEWORSKI, Adam, “Sobre o desenho do Estado: uma perspectiva agent x principal”, em Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial, FGV Editora: 1998

ROCHA, Diones Gomes da. As duas faces de Jano dos Tribunais de Contas Brasileiros no Auxílio ao Exercício do Controle Social sobre a Administração Pública. Tese de doutorado em Administração Pública e Governo, FGV-SP: 2017.

SADEK, Maria T. e ARANTES, Rogério. “A importância da reforma judiciária”, capítulo de Reforma do Judiciário. Fundação Konrad-Adenauer. São Paulo: 2001.

SANTISO, Carlos. The Political Economy of Government Auditing: Financial Governance and the Rule of Law in Latin America and Beyond. Routledge, England: 2009.

SAKAI, Juliana e PAIVA, Natália. Quem são os conselheiros dos tribunais de contas? Transparência Brasil: https://www.transparencia.org.br/downloads/publicacoes/TBrasil%20-%20Tribunais%20de%20Contas%202016%20F.pdf

SOUZA, Celina. Modernização do Estado e construção de capacidade burocrática para a implementação de políticas federalizadas. Revista de Administração Pública, v.51, n.1, Rio de Janeiro: 2017.

SPINK, Peter. Possibilidades técnicas e imperativos políticos em 70 anos de reforma administrativa, em Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial, FGV Editora, 7ª Edição, 2006.

TEIXEIRA, Marco Antônio Carvalho; LOUREIRO, Maria Rita e MORAES, Tiago Cacique. Democratização e reforma do Estado: o desenvolvimento institucional dos tribunais de contas no Brasil recente. Revista de Administração Pública, v.43, n.4, Rio de Janeiro: 2009.

VILLAVERDE, João. Perigosas Pedaladas – Os bastidores da crise que abalou o Brasil e levou ao fim o governo Dilma Rousseff. Geração Editorial, São Paulo: 2016

Downloads

Publicado

2017-11-01

Edição

Seção

Artigos