PARCERIAS INOVADORAS COMO SALVAGUARDA DO PROJETO DEMOCRÁTICO

Autores

  • Elke Andrade Soares de Moura MPC-MG

Palavras-chave:

Democracia. Relevância das Instituições. Parcerias Institucionais. Controle Social. Cidadania Ativa.

Resumo

O Estado Democrático de Direito tem como pressuposto uma Constituição que assegure direitos e liberdades fundamentais e estabeleça limites ao exercício do poder; instituições fortes capazes de garantir a eficácia normativa da Constituição; e uma cidadania ativa. Nesse sentido, este artigo objetiva demonstrar como as parcerias interinstitucionais, bem como entre instituições e sociedade, na medida em que promovem o fortalecimento institucional, configuram mecanismo capaz de contribuir decisivamente para a salvaguarda do sistema democrático de governo.

Biografia do Autor

Elke Andrade Soares de Moura, MPC-MG

Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Pós-Graduada em Controle Externo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Professora de Cursos de Pós-Graduação em Direito; Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, nomeada em dez/2011, após aprovação em concurso público; atual Procuradora- Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas.

Referências

DE GIORGI, Raffaele. Direito, democracia e risco: vínculos com o futuro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

__________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

MOISÉS, J.A. Desconfiança das Instituições Democráticas. Opinião Pública, 1, vol. 11, 2005.

MÜLLER, Friedrich. Quem é o povo? A questão fundamental da democracia. 7. ed.rev.at.amp. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Edição

Seção

Artigos