Revista do MPC-PR avança para o estrato B3 do Qualis

2023-03-08

Em 2023, foi publicada nova avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre os periódicos científicos brasileiros (Qualis Periódicos). Nessa rodada de avaliações, a Revista do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) progrediu de forma significativa, passando do estrato C para o B3.

Esse avanço é resultado do profundo comprometimento da Revista com suas diretrizes editoriais, que buscam garantir e reforçar o caráter científico, a qualidade e a relevância da publicação.

A nova classificação recebida contribuirá para que esse caminho seja fortalecido, aumentando o impacto da Revista no meio acadêmico e profissional, além de destacar o seu papel como fomentador do debate técnico a respeito do controle externo da administração pública.

Política editorial

O número 14 (vol. 8, 2021) da Revista do MPC-PR marca o início das novas diretrizes em sua política editorial. Desde então, todos os artigos publicados são submetidos à dupla revisão cega por pares (double blind peer review).

Após a divulgação de Edital de Chamamento Público, foram selecionados mais de 50 pesquisadores, de diversos Estados, que passaram a integrar o Conselho de Pareceristas do periódico. A lista completa do Conselho está disponível no site da Revista. Agora, para que o artigo seja publicado, deverá ser aprovado por dois avaliadores independentes, que não terão conhecimento sobre a autoria do texto. Da mesma forma, os autores não terão acesso à identidade de seus avaliadores.

Juntamente com a atualização da política editorial, a Revista passou a ser hospedada em novo site, que utiliza a plataforma Open Journal Systems (OJS), referência em periódicos científicos. Agora todo o fluxo editorial, desde o recebimento dos artigos, tratamento, avaliação e aprovação para publicação, é realizado diretamente na plataforma. Além de organizar e facilitar o trabalho de editoração, a plataforma permitirá a futura indexação da revista nos principais portais científicos, nacionais e estrangeiros.

Todas as edições encontram-se disponíveis no site da Revista, basta acessar o seguinte endereço: https://revista.mpc.pr.gov.br/.